ADAC / Noticias
14/06/2022,
Associados e diretoria da ADAC participam da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022

Três dias de muito conhecimento, debates e reconhecimento dos maiores atacadistas do Brasil. A 41ª Convenção Anual do Canal Indireto, promovida pela ABAD foi realizada em Atibaia, São Paulo, em formato híbrido.

A ADAC – Associção de Distribuidores e Atacadistas Catarinense participou do evento com associados e integrantes da diretoria.

O maior encontro anual do setor iniciou com uma boa notícia. A parceria da ABAD com a NielsenIQ para elaboração dos indicadores mensais do setor. O anúncio foi feito pelo presidente Leonardo Miguel Severini.

A nova pesquisa será feita com empresas selecionadas a partir do RankingIQ/ABAD e mostrará as tendências de crescimento do mercado atacadista e distribuidor e o desempenho do faturamento. “A Nielsen já é responsável pelo estudo do Ranking ABAD, realizado anualmente. Vamos selecionar empresas que já respondem à pesquisa do Ranking e convidá-las e participar deste novo levantamento, que inicialmente irá registrar apenas dados de faturamento, devendo ser ampliada futuramente”, explica Daniel Asp, gerente de Business Intelligence da NielsenIQ.

“Essa parceria vai atender à necessidade de disponibilizarmos para o setor informações mensais acuradas e com agilidade, a partir de dados de faturamento enviados no início de cada mês. Vamos convidar entre três e quatro dos principais atacadistas distribuidores de cada estado para participar do novo estudo”, informa o presidente da ABAD, Leonardo Severini.

A NielsenIQ também apresentou dados referentes ao mercado de consumo de bens de alto giro referentes ao primeiro trimestre de 2022, destacando inicialmente dados macroeconômicos que influem no consumo de bens de alto giro como emprego, renda e crescimento econômico.

Os dados mostram que o PIB registrou elevação de 1,7%, e o consumo das famílias cresceu 2,2% – ambos no primeiro trimestre de 2022 ante primeiro trimestre de 2021, com uma projeção de crescimento de 1,5% no ano.

 

Evento reúne cerca de 600 convidados em noite de abertura

Atacadistas, distribuidores, representantes da indústria e convidados. A solenidade de abertura da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022, reuniu cerca de 600 convidados. Autoridades políticas e que representam outras instituições também participaram do evento.

O deputado federal Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, e o presidente da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José Cesar da Costa, prestigiaram a solenidade de abertura.

Durante discurso oficial, o presidente Leonardo Severini destacou a nova realidade vivida tanto por pessoas quanto por empresas, “onde o presencial e o virtual estão cada vez mais conectados e onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial”, o que justifica a escolha do tema da convenção deste ano, “Tecnologia e Processos em Benefício da Gestão.”

Severini ressaltou a necessidade urgente de incorporar a tecnologia no dia a dia das empresas, que avança de forma exponencial, e lembrou que acomodar-se não é uma opção. E fez um convite aos associados, “posicionar-se institucionalmente e lutar pela aprovação ou modificação de pautas legislativas que afetam o funcionamento do canal indireto”, afirmou. Também fizeram pronunciamentos o presidente da Unecs e da CNDL, José Cesar da Costa, e o deputado federal Efraim Filho.

Reforma Tributária é destaque na Convenção

A reforma tributária ganhou destaque na 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022. Com o tema “O papel dos partidos políticos no Brasil que queremos”, os painelistas deram o seu ponto de vista sobre como os partidos vão se movimentar após as eleições e como deve ficar a configuração política.

O painel teve a participação do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, foi formado pelos deputados Efraim Filho (União-PB), presidente da FCS, Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Marco Bertaiolli (PSD-SP) e pelo presidente da Unecs e da CNDL, José César da Costa.

 

A Digitalização potencializando os Negócios

Esse foi o tema proposto pelo Comitê Canal Indireto para apoiar o processo de digitalização. O debate contou com a participação de representantes da indústria e do setor atacadista e distribuidor.

Foram apresentados aos participantes os modelos adotados pelas indústrias Unilever, Pepsico e Cargill Foods, do lado da indústria, e pelos grupos Martins, DecMinas e Vila Nova, do lado do setor atacadista e distribuidor.

Segundo André Marques, diretor comercial do canal indireto, o sistema de digitalização é destinado, sobretudo, ao pequeno varejo, está em fase de teste no México e, em breve, também estará disponível para teste no Brasil. “É importante que na jornada de transformação do analógico para o digital se tenha um cuidado grande com a capacitação dos times, ponto fundamental para atingir as metas”, ressaltou.


Maiores Atacaditas e Distribuidores são premiados

O jantar de encerramento da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022 foi um dos momentos mais marcantes do evento.

O reconhecimento dos maiores atacadistas e distribuidores era muito aguardado.

Representante Santa Catarina, o Grupo Dellys Food Service conquistou a mais importante premiação. Os ganhadores do troféu se destacaram na pesquisa conduzida no início deste ano para a elaboração do Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021. Os representantes da Dellys receberam o troféu, entregue pelo presidente da ABAD, Leonardo Severini, ao lado do presidente da ADAC, Valmir Müller e do diretor executivo, José Roberto Schmitt.


A premiação dos Maiores Atacadistas e Distribuidores foi realizada por Estado e a nível Nacional - ABAD/NielsenIQ. O Atacadão recebeu o prêmio de Maior Atacadista Nacional de 2022.

Com informações: Comunicação ABAD

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