Três dias de muito conhecimento, debates e reconhecimento dos
maiores atacadistas do Brasil. A 41ª Convenção Anual do Canal Indireto, promovida
pela ABAD foi realizada em Atibaia, São Paulo, em formato híbrido.
A ADAC – Associção de Distribuidores e Atacadistas Catarinense
participou do evento com associados e integrantes da diretoria.
O maior encontro anual do setor iniciou com uma boa notícia. A
parceria da ABAD com a NielsenIQ para elaboração dos indicadores mensais do
setor. O anúncio foi feito pelo presidente Leonardo Miguel Severini.
A nova
pesquisa será feita com empresas selecionadas a partir do RankingIQ/ABAD e
mostrará as tendências de crescimento do mercado atacadista e distribuidor e o
desempenho do faturamento. “A Nielsen já é responsável pelo estudo do
Ranking ABAD, realizado anualmente. Vamos selecionar empresas que já respondem
à pesquisa do Ranking e convidá-las e participar deste novo levantamento, que
inicialmente irá registrar apenas dados de faturamento, devendo ser ampliada
futuramente”, explica Daniel Asp, gerente de Business Intelligence da
NielsenIQ.
“Essa
parceria vai atender à necessidade de disponibilizarmos para o setor
informações mensais acuradas e com agilidade, a partir de dados de faturamento
enviados no início de cada mês. Vamos convidar entre três e quatro dos
principais atacadistas distribuidores de cada estado para participar do novo
estudo”, informa o presidente da ABAD, Leonardo Severini.
A
NielsenIQ também apresentou dados referentes ao mercado de consumo de bens de
alto giro referentes ao primeiro trimestre de 2022, destacando inicialmente
dados macroeconômicos que influem no consumo de bens de alto giro como emprego,
renda e crescimento econômico.
Os dados
mostram que o PIB registrou elevação de 1,7%, e o consumo das famílias cresceu
2,2% – ambos no primeiro trimestre de 2022 ante primeiro trimestre de 2021, com
uma projeção de crescimento de 1,5% no ano.
Evento reúne cerca de 600 convidados em noite de abertura
Atacadistas,
distribuidores, representantes da indústria e convidados. A solenidade de
abertura da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022, reuniu cerca de
600 convidados. Autoridades políticas e que representam outras instituições
também participaram do evento.
O
deputado federal Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar de
Comércio e Serviços – FCS, e o presidente da Unecs – União Nacional de
Entidades do Comércio e Serviços e da CNDL – Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas, José Cesar da Costa, prestigiaram a solenidade de
abertura.
Durante
discurso oficial, o presidente Leonardo Severini destacou a nova realidade
vivida tanto por pessoas quanto por empresas, “onde o presencial e o virtual
estão cada vez mais conectados e onde a tecnologia desempenha um papel cada vez
mais crucial”, o que justifica a escolha do tema da convenção deste ano,
“Tecnologia e Processos em Benefício da Gestão.”
Severini ressaltou a necessidade urgente de incorporar a
tecnologia no dia a dia das empresas, que avança de forma exponencial, e
lembrou que acomodar-se não é uma opção. E fez um convite aos
associados, “posicionar-se institucionalmente e lutar pela aprovação ou
modificação de pautas legislativas que afetam o funcionamento do canal
indireto”, afirmou. Também fizeram pronunciamentos o presidente da Unecs e da
CNDL, José Cesar da Costa, e o deputado federal Efraim Filho.
Reforma Tributária é
destaque na Convenção
A reforma
tributária ganhou destaque na 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD
2022. Com o tema “O papel dos partidos políticos no Brasil que queremos”, os
painelistas deram o seu ponto de vista sobre como os partidos vão se movimentar
após as eleições e como deve ficar a configuração política.
O painel
teve a participação do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, foi
formado pelos deputados Efraim Filho (União-PB), presidente da FCS, Paula
Belmonte (Cidadania-DF) e Marco Bertaiolli (PSD-SP) e pelo presidente da Unecs
e da CNDL, José César da Costa.
A Digitalização potencializando os Negócios
Esse foi
o tema proposto pelo Comitê Canal Indireto para apoiar o processo de
digitalização. O debate contou com a participação de representantes da
indústria e do setor atacadista e distribuidor.
Foram apresentados aos participantes os modelos adotados pelas
indústrias Unilever, Pepsico e Cargill Foods, do lado da indústria, e pelos
grupos Martins, DecMinas e Vila Nova, do lado do setor atacadista e
distribuidor.
Segundo
André Marques, diretor comercial do canal indireto, o sistema de digitalização
é destinado, sobretudo, ao pequeno varejo, está em fase de teste no México e,
em breve, também estará disponível para teste no Brasil. “É importante que
na jornada de transformação do analógico para o digital se tenha um cuidado
grande com a capacitação dos times, ponto fundamental para atingir as metas”,
ressaltou.
Maiores Atacaditas e
Distribuidores são premiados
O jantar
de encerramento da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022 foi um dos
momentos mais marcantes do evento.
O
reconhecimento dos maiores atacadistas e distribuidores era muito aguardado.
Representante Santa Catarina, o Grupo Dellys Food Service
conquistou a mais importante premiação. Os ganhadores do troféu se destacaram
na pesquisa conduzida no início deste ano para a elaboração do Ranking
ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021. Os representantes da Dellys receberam o
troféu, entregue pelo presidente da ABAD, Leonardo Severini, ao lado do
presidente da ADAC, Valmir Müller e do diretor executivo, José Roberto Schmitt.
A premiação dos Maiores Atacadistas e Distribuidores foi
realizada por Estado e a nível Nacional - ABAD/NielsenIQ. O Atacadão recebeu o
prêmio de Maior Atacadista Nacional de 2022.
Com informações: Comunicação ABAD
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