ADAC / Noticias
15/02/2024,
ADAC SUMMIT é o primeiro encontro de 2024 com associados
AGO, curso sobre sucessão e jantar comemorativo marcaram encontro

ADAC SUMMIT é o primeiro encontro de 2024 com associados

AGO, curso sobre sucessão e jantar comemorativo marcaram encontro

           A Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (ADAC) promoveu um dia intenso de atividades com os associados, para marcar o primeiro encontro de 2024. O auditório do Complexo Riviera foi escolhido para o 1º ADAC SUMMIT, que contou com a presença de atacadistas e distribuidores de todo Estado.

           91 associados e parceiros participaram do evento, realizado na sexta-feira (09) de fevereiro.

 

91 associados participaram da Assembleia Geral Ordinária

 

AGO abre a programação do ADAC SUMMIT

 

           O primeiro compromisso do ano junto aos associados foi a Assembleia Geral Ordinária (AGO), evento importante para que atacadistas e distribuidores saibam como está a situação da entidade e as metas para este ano.

           Sob o comando do presidente do Conselho Deliberativo, Valmir Müller, a assembleia iniciou com a apresentação das atividades realizadas em 2023, pelo presidente da ADAC, Alexandro Segala, que também destacou os planos e metas para a entidade neste ano.

Presidente Alexandro Segala apresenta relatório aos associados

 

           Segala pontuou aos associados, as diversas atividades organizadas pela associação, como as reuniões itinerantes, que no ano passado, privilegiaram associados de todas as regiões catarinenses, sendo as cidades de Itajaí, Guaramirim, Balneário Camboriú, Joaçaba e Gaspar, que sediaram os encontros. Segundo o presidente, a mesma proposta segue para 2024, proporcionar encontros em diferentes cidades, para que os associados possam participar. As próximas reuniões serão em Florianópolis, Balneário Camboriú, Chapecó e Gaspar.

           O presidente destacou as atividades realizadas em conjunto com o ADAC Transforma, braço social da entidade, liderado pela associada Milene Müller e que promoveu inúmeras ações em benefício de diversas instituições. Ressaltou as ações do Grupo ADAC de Jovens e Sucessores (GAJOS) e pediu a participação dos jovens no grupo formado pela associação.

 

ADAC se fortalece na representatividade e em associativismo

 

           Durante 2023, a diretoria e associados participaram de diversos eventos nacionais, promovidos pela ABAD. Segala comentou sobre essa representatividade em ações, como o Ranking ABAD Nielsen, a 42º Convenção Anual da ABAD, Encontro de Valor, Convenção Nacional GAJS, 10º Encontro Sul Brasileiro de Atacadistas e Distribuidores, entre outros.

           Neste ano, a ADAC é a responsável pela organização do “ONZE” o 11º Encontro Sul Brasileiro, que tem local e data definidos. O presidente fez uma pesquisa, e ao invés de realizar o evento em novembro, propôs às lideranças dos três estados do Sul do Brasil, que o encontro fosse de 13 a 15 de setembro. A ideia foi aceita e o ONZE será realizado no Fazzenda Park Resort, em Gaspar.

 

11º Encontro Sul Brasileiro será realizado em Gaspar-SC

 

Clique aqui para ver o video do Fazzenda Park Resort

 

           Segala citou também as novas empresas associadas a ADAC em 2023, que são: 2H Bebidas, Disbracon, Star Trade Marketing, Gold Sea, Abatti Express, Terra de Minas Food Group, Oliveira Mão de Obra Terceirizada, Super D Consultoria e Evoluum. E se comprometeu junto ao diretor executivo, José Roberto Schmitt, de se empenhar para conquistar mais associados e fortalecer o associativismo.

           O presidente apresentou ainda a prestação de contas e a previsão orçamentária para este ano. A intenção da diretoria é fechar o ano com saldo positivo de mais de R$ 90.000,00.

           O Conselho Fiscal, representado pelo vice-presidente, Paulo Moraes, deu parecer positivo para o relatório que foi aprovado pelos participantes da Assembleia Geral Ordinária.

 

Curso sobre Planejamento Sucessório é destaque no ADAC SUMMIT

 

No período da tarde, os associados da ADAC tiveram a oportunidade de participar de um curso sobre Planejamento Sucessório e Societário, com Alessandro Dessimoni, advogado especialista na cadeia de abastecimento, conselheiro de administração IBGC e vice-presidente jurídico da Abralog.

 


Dessimoni é especialista na Cadeia do Abastecimento

 

           Para o advogado, planejar a sucessão é fundamental para a preservação e perenidade da empresa. E também para discussão e divisão dos herdeiros e familiares. O especialista apresentou aos associados da ADAC, as principais implicações no âmbito familiar para a Sucessão Familiar. É necessário que o empresário pense nas regras de sucessão, como o grau de parentesco, do 1º ao 4º grau.

           É por isso que é necessário pensar e escolher como será feita a divisão do patrimônio no caso de casamento. Quando o assunto é sucessão, o Patrimônio pode ser “Particular”, que é quando cada cônjuge tem o seu. Ou pode ser Patrimônio Comum, quando pode ser dividido e, todas as decisões que envolvem este patrimônio, o cônjuge precisa ser comunicado. E o Regime de Bens, precisa ser avaliado e bem discutido.

           Dessimoni apresentou simulações de sucessão nos casos de falecimento de um dos cônjuges e em casos de separações. Além disso, tirou dúvidas dos participantes sobre “Doação e Adiantamento de Legítima”, pois as doações podem ser feitas para ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro.

           O Conceito Holding Pura e Holding Mista também foi apresentado pelo especialista, que citou que, “em razão dos riscos que a empresa pode gerar aos sócios e seus bens particulares, recomenda-se a utilização da holding para proteção dos familiares e de seus respectivos patrimônios”. E para isso é necessário definir as formas de integralização do capital social, que pode ser dinheiro, bens, bens imateriais, prestação de serviços, crédito e criptomoedas.

As Implicações Societárias também foram abordadas. Segundo o advogado, a sociedade pode ser “LTDA” ou “S/A”. No caso da empresa optar pelo “LTDA”, se o sócio falecer e houver em contrato, é feita a liquidação da quota parte, e os herdeiros não se tornam sócios da sociedade, eles recebem seus haveres em contrapartida. O contrato social pode dispor diferente, tal como a substituição automática do sócio falecido pelos seus herdeiros.

Já no caso das sociedades anônimas, que têm natureza mais de capital, as ações são transferidas aos herdeiros. As “S/A” têm menor flexibilidade para restrição na circulação de ações. Mas é possível estabelecer opção de compra das ações a serem direcionadas aos herdeiros.

Dessimoni também apresentou as diferentes fases das Implicações Tributárias para os casos de Holdings. A diferença da Doação e Testamento e ainda, as características da Previdência Privada e Seguro de Vida.

 

Atacado Joinville é homenageado

 

           O associado Ewaldo Rieper Júnior, a esposa e a filha foram homenageados pelos 45 anos de serviço prestados no Atacado Joinville, que gera empregos e promove o desenvolvimento da região Norte do Estado. Uma placa de reconhecimento foi entregue pelo presidente da ADAC, Alexandro Segala, presidente do Conselho Deliberativo, Valmir Müller e diretor executivo, José Roberto Schmitt.

 

Ewaldo recebe homenagem ao lado da esposa e filha

 

Jantar de Confraternização encerra ADAC SUMMIT

 

           O ADAC SUMMIT encerrou com a participação dos associados em um Jantar Comemorativo no restaurante Thay Garden, localizado no Complexo Riviera.

           Confira os registros do evento.

- LINK com fotos: https://we.tl/t-pl3734WEpx

 
 
Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.