ADAC / Noticias
16/11/2023,
VENDA SEGURA ADAC é lançada em reunião com associados em Gaspar
Diretoria também discutiu realização do 11º Encontro Sul Brasileiro

A inadimplência é um problema para muitos empresários do segmento Atacadista e Distribuidor catarinense, por isso o tema entrou na pauta da última reunião da diretoria com associados neste ano. O encontro realizado na sexta-feira (10) de novembro, aconteceu na sede da Segala’s Alimentos em Gaspar e contou com a participação de 44 associados, sendo 29 presenciais e 15 on-line.

           Aos participantes, o presidente Alexandro Segala, falou sobre a ideia de criar o projeto Venda Segura ADAC, uma forma de contribuir para que as empresas Atacadistas e Distribuidoras possam reduzir os índices de inadimplência. Segundo Segala, em parceria com uma empresa de tecnologia, a intenção é criar um “Banco de Informações” via ADAC para conhecer mais os hábitos de pagamentos dos clientes. “Infelizmente as grandes empresas como Serasa e Boa Vista não tem todos os dados que precisamos, mais a fundo, por isso, pensamos em desenvolver esse projeto para saber quem são os maus pagadores”, destaca Segala.

           Com a criação do Venda Segura ADAC, o presidente afirma que será possível buscar melhor acesso ao crédito, além disso, os associados teriam acesso a um “UP grade” de informações dos clientes junto ao canal Atacadista e Distribuidor, indústrias e prestadores de serviços. Com o desenvolvimento do Venda Segura, será possível conhecer mais especificamente os seguintes pontos:

 

. Percentual do volume e prazo de compras com percentual de pagamentos em dia;

. Percentual de valores e dias de atraso;

. Número de fornecedores, com histórico e evolução;

. As últimas empresas que consultaram o cliente no período, tudo dentro das normais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

. Mais informações tradicionais, como: protestos, pendências financeiras, cheques, ações cíveis, sociedade em outras empresas, etc...

 

Mas para que o Venda Segura ADAC se concretize é necessária a participação dos associados. Alexandro afirmou que o projeto tem custo baixo, só é preciso que os associados acreditem nessa ideia e auxiliem no processo de criação.

 

 

CUIDADO com as informações divulgadas!

 

           Não, isso não diz respeito às informações públicas, divulgadas na imprensa e ou em redes sociais. O alerta é para as informações que as empresas Atacadistas e Distribuidoras repassam às empresas de tecnologia.

           De acordo com o presidente Alexandro, empresários do segmento entregam uma parte importante e relevante do “core”, como: periodicidade, volumes, preços, mix, trajetos de rota. Com isso, empresas de outras áreas e/ou concorrentes podem ter acesso a essas informações, monitoram o preço de venda e a margem de lucro. “Toda cadeia da economia tem o produtor, a indústria, o distribuidor, atacado, varejo e todos são fundamentais nesse ciclo para que o produto chegue até o consumidor. Muita gente nos compara ao atravessador, mas não somos, a verdade é que somos o VIABILIZADOR e o nosso segmento precisa ser respeitado”, pontua Segala.

O presidente demonstrou quais informações de seus clientes costuma repassar às empresas de tecnologia. Ele ainda pediu para que os associados vejam essa situação com responsabilidade para não “entregar as informações mastigadas para outros e não receber nenhuma contrapartida”.

 

Palavra Aberta aborda impactos da Reforma Tributária

 

           A Reforma Tributária foi o tema da “Palavra Aberta”. O presidente expôs a preocupação com o que pode acontecer. De acordo com Segala, a reforma tributária foi criada para simplificar o sistema, tornar os tributos mais justos e não aumentar a carga tributária, “mas tudo indica que o que vai acontecer é o contrário disso, pois nenhum imposto que conhecemos vai sair”, informou aos associados. A opinião do presidente foi corroborada pelo advogado Lucas Rossetto, que atua na área do Direito Tributário e também afirmou que isso deve acontecer.

           Segala falou também sobre a atuação da ADAC junto ao governo do Estado para garantir a isonomia e correção do canal para Vinhos e Espumantes e no setor de Proteínas, o segmento aguardo um Projeto de Lei que deve ser colocado em pauta ainda neste mês, na Assembleia Legislativa Catarinense.

           A diretoria ainda trouxe a sugestão para a criação de outras Câmaras Setoriais, como:

. Câmara Setorial de Medicamentos (farmácias, suplementos);

. Câmara de Materiais de Construção e elétricos;

. Câmara de Bebidas;

. Câmara de Secos (alimentos, higiene, etc);

. Câmara Frigorificada (proteínas que já existe)

 

ADAC Transforma promove última ação solidária do ano

 

           O ADAC Transforma se firma em Santa Catarina como braço social e ambiental do projeto do Instituto ABAD. E no primeiro ano de atuação e muito trabalho das voluntárias, diversas ações foram realizadas.

           Na última reunião do ano, a presidente Milene Müller, que representa as ações em Santa Catarina, e a voluntária Claudia Ribeiro Alves, apresentaram a ação de Natal. A campanha “Mãos Dadas pela Causa Indígena” será realizada até o início de dezembro para arrecadar brinquedos, roupas e calçados para possibilitar um Natal mais feliz aos pequenos indígenas que vivem na Aldeia em Palhoça. Quem tiver interesse em contribuir com a campanha, pode entrar em contato com a ADAC.

 

           Os resultados das ações promovidas durante o ano, também foram apresentados. Com auxílio das empresas associadas TAF, DCondor, Macropampa, Disandrade, Müller Novo Horizonte, Timoneiro, DMüller e Segala’s Alimentos, foi possível doar mais de 300 quilos de alimentos e produtos de higiene pessoal para o Hospital Infantil Pequeno Anjo. As doações são utilizadas para contribuir com a alimentação aos pacientes e acompanhantes, na unidade hospitalar que é referência em pediatria para 11 municípios da região da AMFRI. 

           A campanha de doação de agasalhos, calçados e cobertores doou quase mil peças para o Projeto Semear, que vai destinar as doações às pessoas que mais necessitam. 

           O ADAC Transforma também promoveu a Doação de Sangue no dia do aniversário da associação. Quinze doadores, entre colaboradores das empresas Muffatão, DMüller, Timoneiro e voluntários convidados, foram ao Hemocentro de Blumenau para participar da ação solidária. A intenção é que a doação de sangue seja realizada em mais unidades do Hemosc e com a participação de mais empresas do segmento.

           O projeto continua com a arrecadação de tampinhas e lacres. Vinte e quatro quilos de tampinhas já foram entregues ao sistema FIESC, que reverte os valores da venda das tampinhas para auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade. 

 

11º Encontro Sul Brasileiro de Atacadistas e Distribuidores será em Santa Catarina

 

O 10º Encontro reuniu atacadistas e distribuidores dos três Estados da região Sul, em Foz do Iguaçu. O evento, organizado pelo SINCA do Paraná foi um grande sucesso. Uma comitiva de associados e familiares, convidados e autoridades políticas de Santa Catarina participou do evento. O vídeo final do evento pode ser conferido abaixo.


Durante a reunião a diretoria já discutiu com os associados, alguns tópicos da organização do ONZE, o 11º Encontro Sul Brasileiro do Setor Atacadista e Distribuidor, em que a ADAC será a anfitriã. O local já está definido. As atividades serão no Fazzenda Park Resort, em Gaspar. A data ainda será avaliada e divulgada em breve.

 

Apex e DCondor são homenageadas

 

           A Apex e a Dcondor, empresas associadas à ADAC foram homenageadas na última reunião do ano. A Apex celebra 25 anos de história e a Dcondor, 55 anos de serviço ao segmento Atacadista e Distribuidor. Representantes das empresas receberam a placa comemorativa das mãos do presidente Alexandro Segala e dos ex-presidentes Valmir Müller e Telmo Polli. 


Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.