ADAC / Noticias
08/09/2026,
Workshop "Liderança: A Arte de Se Doar" reuniu colaboradores de empresas associadas à ADAC em encontro prático e desafiador
Treinamento com o palestrante Enrique Machado abordou a Liderança Situacional e o método D.O.A.R. para transformar chefes em líderes desenvolvedores

Desenvolver pessoas e construir equipes engajadas, autônomas e focadas em alta performance é um dos principais desafios para as empresas Atacadistas e Distribuidoras. Para auxiliar os associados, a ADAC promoveu em parceria com o palestrante Enrique Machado, o workshop "Liderança: A Arte de Se Doar".

 

O encontro, prático e provocativo, foi realizado no dia 04 de setembro, em Itajaí. Desenhado para lideranças que buscam ir além da gestão tradicional, transformando o ato de liderar em um processo de influência, confiança e relacionamento, contou com a participação de 36 colaboradores de 09 empresas associadas.

 

O treinamento é baseado no conceito de que o papel principal do líder não é criar dependência, mas sim preparar profissionais para que conquistem maturidade e tomem decisões por conta própria. O grande diferencial do evento foi a apresentação do método D.O.A.R. - Desenvolver, Orientar, Apoiar e focar em Resultados - uma estrutura clara para guiar o dia a dia da gestão de pessoas.

 

Liderança Situacional: O estilo certo para o momento certo

 

Um dos pilares do workshop foi a Liderança Situacional. Os participantes aprenderam a diagnosticar o nível de habilidade e motivação de seus liderados diante de tarefas específicas, classificando-os nos níveis de capacidade C1, C2, C3 e C4. A partir desse diagnóstico, o líder é capacitado a flexibilizar sua postura entre quatro estilos essenciais: Dirigir, Guiar, Apoiar e Delegar.

 

Durante o encontro, Enrique desconstruiu a ideia de que existe uma receita única para gerenciar pessoas. O foco muda da identidade do profissional para a entrega dele: "Não diagnosticamos a pessoa. Diagnosticamos a pessoa diante de uma tarefa", destacou.

 

Conteúdo Programático e Ferramentas Práticas

 

Durante o workshop, os participantes passaram por uma imersão que englobou:

·        O Papel do Líder: A distinção entre gestão e liderança, focando na construção de confiança e compromisso;

 

·        Flexibilidade na Liderança: A percepção de que pessoas diferentes (ou o mesmo profissional em desafios distintos) exigem abordagens sob medida;

 

·        Comunicação e Relacionamento: O uso de conversas um a um (1on1s), escuta ativa e clareza para gerar alinhamento;

 

·        Feedback & Desenvolvimento: Como utilizar o feedback focado em comportamentos e atitudes reais, evitando rótulos pessoais e gerando crescimento contínuo.

 

 

"Liderar não é fazer pela equipe. É desenvolver pessoas para que consigam fazer cada vez mais sem depender do líder. O problema não é ter um estilo preferido. O problema é usar o meu estilo preferido quando o liderado precisa de outro", enfatizou o palestrante.



Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.