ADAC / Noticias
22/06/2022,
ADAC REÚNE ASSOCIADOS PARA REUNIÃO DA DIRETORIA EM JOINVILLE
Encontro aconteceu antes da abertura oficial da Exposuper 2022

A cidade das flores, tradicionalmente escolhida para ser a sede da terceira reunião da diretoria do ano, recebeu associados e convidados da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinense – ADAC, na segunda-feira, 20 de junho.

O encontro no Norte do Estado foi realizado no complexo da Expoville, onde acontece a Exposuper ACATS 2022.

ADAC APRESENTA NOVAS PARCERIAS AOS ASSOCIADOS

Uma das formas que a ADAC disponibiliza para beneficiar os associados é através de excelentes parcerias. E no encontro com associados em Joinville, os participantes puderam conhecer três empresas que oferecem soluções importantes para o segmento Atacadista e Distribuidor.

O primeiro tema “Cadastro e Conteúdo de Produto” foi abordado pelo Wellington Machado, diretor da 1WorldSync BR. A multinacional norte americana, que adquiriu a Simplus, possui sede em Joinville e trabalha com marcas renomadas. Essa é a maior plataforma de produtos do Brasil e do mundo, com presença em mais de 60 países e mais de 13 mil clientes.

A empresa oferece soluções desde o cadastro do produto até a experiência final do consumidor. Na prática a 1WorldSync faz a gestão de informações e imagens de produtos, ou seja, é responsável por buscar e fornecer as informações básicas, como tamanho, peso, quantidade, tabela nutricional, composição. E informações de marketing, como: imagens e vídeos de diferentes ângulos. A empresa tem mais de duas mil informações e atributos, com identidade visual, fiscais e comerciais, para e commerce e ou peças publicitárias. Todas as informações estão numa plataforma, com conteúdo rico e validado, que garante a maior eficiência operacional e já em conformidade com CNP GS1, que começará a ser exigido em lei a partir do próximo mês. Para os associados ADAC, a WorldSync oferece um plano de cobertura de 100% no cadastro.

O segundo tema “Gestão de Frota com Economia” foi apresentado pelo “Johnny” (João Carlos Scopel Filho), CEO da Eagle Track, empresa localizada no Oeste do Estado. A empresa faz o controle da frota de veículos e apresenta soluções eficientes para fazer a gestão da frota de caminhões.

Com a promessa de melhorar a visibilidade da frota, os lucros da empresa, a performace da equipe, a gestão da empresa e a demanda de entrega dos produtos, a Eagle Track se propõe a otimizar e distribuir melhor as cargas para gerir a entrega e fazer a gestão dos caminhões, parte essencial no patrimônio das empresas distribuidoras.

Através da inteligência artificial, a empresa usa um software que guarda as informações com sigilo na nuvem e dispõe de várias soluções para facilitar o dia a dia das empresas distribuidoras.

As Estratégias Financeiras foi o tema da fala do Sr. Silvano Boing, diretor da Global, empresa fundada há 28 anos e líder no segmento de recuperação de inadimplência.

Com foco na melhora da liquidez do caixa e na redução do ciclo de recebimento, a Global dispõe de informações desde a pré-venda até o pós faturamento. A empresa usa a inteligência artificial para que o cliente pague em dia, isso quer dizer que, ao contratar o serviço, o associado ADAC vai ter disponível um Big Data que vai orientar as vendas, as informações são importantes até para aumentar o mercado de atuação.

Para garantir que o cliente não sofra com a inadimplência, a Global usa três formas de cobrança: a preventiva – antes do vencimento, a amigável – quando já estava atrasado e a judicial, e todas são definidas em conjunto com o cliente. A empresa tem como clientes, grandes marcas de abrangência nacional e internacional.

Os representantes das três empresas estarão no estande da ADAC na Exposuper ACATS 2022 e podem tirar dúvidas dos associados.

“EMPRESA DE BOM FUTURO” É DESTAQUE EM PALESTRA

Planejar a Sucessão Familiar é fundamental para a sobrevivência das empresas. Segundo dados do Sebrae, 90% das empresas nacionais são familiares. De cada 100 empresas familiares, apenas 30% chegam a segunda geração e somente 5% destas chegam a terceira geração, tudo isso pela falta de planejamento.

Essas informações foram apresentadas pelo advogado tributarista, Ricardo Machado, que iniciou a palestra sobre “Empresa de Bom Futuro”. Com atuação na área societária, Ricardo falou sobre o grande desafio da sucessão. “É algo certo, é algo que vai acontecer, mas na prática, muitas vezes os sócios não estão preparados para esse momento”, avalia o advogado.

Machado falou sobre a Gestão, Família e a Propriedade. As empresas precisam fazer a governança corporativa, governança familiar e a governança jurídica, que compõe o direito de família, as sucessões, societário e o planejamento tributário.

Para explicar a importância de planejar e colocar em prática a sucessão das empresas, o advogado apresentou um exemplo fictício, mas super didático e de fácil compreensão, com os problemas que a falta de sucessão pode causar as empresas.

A segunda parte da palestra foi ministrada pelo professor Félix Theiss, que começou a apresentação falando sobre a importância das pessoas em uma empresa. “O gestor precisa gostar de pessoas e tem que ter talento para lidar com elas”.

Com várias frases de impacto e citações de escritores renomados, o professor interagiu com os associados e provocou reflexões sobre a sucessão. Ao citar um trecho do livro “La Empresa Familiar”, Félix escolheu a frase: “Uma empresa familiar é aquela na qual uma família possui influência direta na direção e controle da mesma, com uma vontade de continuar o negócio dentro do âmbito familiar”. Entre as frases escolhidas, destacou a do Renato Bernhoeft, “Criar algo a partir do nada é muito diferente de dar continuidade a um negócio já existente e bem estruturado”.

Em sua reflexão, o professor trouxe dados atuais e histórias de empresas da nossa região, casos que ele conhece bem, entre elas as lojas HAVAN, Muller Novo Horizonte Distribuidora Ltda e Catarinense Congelados.

Terceira reunião da diretoria da ADAC aconteceu antes abertura da Exposuper

A reunião bimestral da diretoria foi realizada antes da cerimônia de abertura da Exposuper ACATS 2022. A abertura do encontro coube ao Presidente do Conselho, associado Telmo Poli que deu as boas vindas aos presentes em nome da diretoria da ADAC.

Em seguida o diretor executivo da ADAC, José Roberto Schmitt falou aos associados sobre a última reunião, realizada em 11 de abril, na grande Florianópolis. Schmitt, ressaltou a questão do pleito do setor de vinhos e espumantes que a ADAC pretende recorrer da decisão e falou sobre a extensão até o dia 30 deste mês, da isonomia do ICMS da proteína animal.

O ADAC Entrega também ganhou destaque na reunião. O benefício, disponibilizado sem custo aos associados é uma ferramenta importante na gestão das empresas. Sergio Kollet, responsável pela plataforma, ressaltou aos presentes a necessidade de investir em qualificação para construir uma equipe cada vez mais completa e eficiente.

O Ranking ABAD, já divulgado, foi apresentado na reunião, com destaque as 10 primeiras empresas do setor em Santa Catarina. Essas empresas, responderam a pesquisa Nielsen referente o ano 2021 e novamente, colocaram Santa Catarina na 3º posição no ranking geral do Atacado Distribuidor no Brasil.

ADAC TEM ESTANDE NA EXPOSUPER ACATS 2022

Pela segunda vez a ADAC tem um estande na Exposuper ACATS 2022. Para este ano o espaço está mais bonito e amplo, com 15 salas e 10 empresas associadas que expõe seus produtos para negócios na 33ª edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados. O diretor executivo da ADAC, José Roberto convidou todos os presentes para prestigiar a feira e conhecer o estande da associação.

Outro ponto importante apresentado pelo diretor executivo foi o Encontro que vai ser realizado no final deste ano. A confraternização está programada para os dias 2, 3 e 4 de dezembro no Hotel Fazzenda Park em Gaspar. Associados tem direito a uma diária custeada pela ADAC. Os parceiros, também tem desconto que pode ser consultado diretamente com a entidade. “Quem tiver interesse pode falar diretamente conosco, porque essa confraternização é um momento de conhecimento e lazer e marca também a despedida do nosso presidente Valmir Müller”, lembrou José Roberto.

SUCESSORES RECEBEM HOMENAGEM

A ADAC valoriza todas as empresas associadas e como forma de reconhecimento pela história de cada uma, destaca os parceiros distribuidores e atacadistas que alcançam marcos importantes.

Em Joinville foi a vez das sucessoras da MNH Distribuidora Ltda receberem uma placa comemorativa pelos 40 anos de empresa, fundada pelo atual presidente Valmir Müller. Ana e Fernanda receberam das mãos do vice-presidente, Alexandro Segala e do diretor executivo, José Roberto a singela homenagem.


A Kellogg’s-Parati, representada pelo coordenador Luiz Seidl, recebeu a placa comemorativa pelos 50 anos de fundação, das mãos do presidente do Conselho, Telmo Poli.

Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.