ADAC / Noticias
04/12/2020,
Encontro de Valor 2020
Evento foi realizado com redução de modo presencial por transmissões online

A ABAD realizou mais uma edição do Encontro de Valor, na Fecomércio, em São Paulo. Mesmo com número de convidados reduzidos, o evento contou com grande participação do trade. Isso porque as transmissões pelo Canal da ABAD no Youtube, alcançaram mais de dois mil participantes virtuais.
Participaram os presidentes e executivos das Filiadas Estaduais da ABAD, os principais empresários atacadistas e distribuidores de cada estado e importantes indústrias fornecedoras do setor.

Em seu discurso de abertura no Encontro de Valor ABAD, o presidente da ABAD, Emerson Destro, destacou os desafios de 2020 e endereçou aos governantes e parlamentares o apelo do setor quanto à necessidade urgente das reformas estruturantes, como a administrativa, política e tributária. Quanto à reforma tributária, ele resumiu em uma frase o desejo do setor produtivo: “Queremos a reforma tributária, mas ela tem de simplificar o atual sistema sem aumentar impostos. Essa é a reforma de que precisamos”, afirma.
Emerson Destro destacou também a importância do pequeno varejo, que durante a pandemia, muitos consumidores optaram pelo pequeno e médio varejo, a ABAD projeta para este ano um crescimento de até 4%.
Outro ponto focal do discurso foi a necessidade de turbinar a digitalização do setor, que deu origem ao novo Comitê Marketplace ABAD.
 

Despedida

 

O presidente Emerson Destro fez também seu discurso de despedida, já que encerra o seu mandato no dia 31 de dezembro. Em sua fala, ele fez um balanço das principais ações em sua gestão.
Ele também agradeceu o apoio de todos, incluindo diretoria, equipe executiva, indústria, parceiros, parlamentares e familiares. E concluiu dando as boas-vindas ao presidente do Grupo ABAD Jovens e Sucessores, Flávio Vinte, e o presidente Leonardo Miguel Severini, que ocupará a presidência da ABAD no biênio 2021/2022. “Tive o prazer de conviver com Leonardo nesses últimos quatro anos e tenho certeza que ele há de fazer uma excelente gestão.” Destro continua na ABAD, agora como presidente do Conselho Deliberativo.



A programação do Encontro de Valor também teve a cerimônia de posse do novo presidente da ABAD. Leonardo Miguel Severini, 44 anos, mineiro de Poços de Caldas e descendente de libaneses e italianos, faz parte de família de tradicional atuação no setor e trabalha há 20 anos nos negócios da família, o Grupo Vila Nova, onde atualmente ocupa o cargo de diretor.
Assumiu a direção do Grupo Vila Nova em 2000. No dia a dia da empresa, ele conta com o auxílio profissional do primo Alexandre Villas Boas na gestão comercial do Grupo, que comemora 92 anos de atividades. Segundo o Ranking ABAD/Nielsen 2020 (ano base 2019), o grupo faturou R$ 1.114.335.540,00 e está posicionada entre as 15 maiores empresas respondentes do estudo anual.
Leonardo sempre teve participação ativa nas atividades associativistas. É membro da Associação Comercial de Poços de Calda; já foi presidente da filiada da ADEMIG– Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais, filiada da ABAD.
Já integrando a diretoria da ABAD desde 2013, Leonardo sabe que tem todo o apoio necessário.



Um dos momentos mais aguardados nesta edição do Encontro de Valor foi a entrega dos troféus aos melhores e maiores atacadistas e distribuidores de cada estado. Por causa da pandemia, a entrega do reconhecimento, que era tradicionalmente realizada em abril, na Convenção Anual do Setor, teve de ser adiada.
Os vencedores do prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor Estadual e Nacional foram os primeiros a receber os troféus. Os ganhadores foram apontados em pesquisa realizada pela GFK com mais de três mil e quinhentos varejistas independentes de todos os estados, por meio de questionário e entrevistas.
Em seguida, receberam o troféu os vencedores do prêmio Maior Atacadista Distribuidor por Estado. Neste quesito são premiadas as empresas do setor apontadas na pesquisa anual do Ranking ABAD/Nielsen 2020 – ano base 2019. O ranking é realizado desde 1994, é o maior levantamento de dados do setor.
Os catarinenses Genésio A Mendes & CIA e Deycon Comércio e Representação foram os vencedores do estado. A GAM levou o prêmio atacadista de medicamento e a Deycon de atacadista mercearil.
O Sr. Ézio Oliveira Júnior, diretor comercial da GAM, falou sobre o prêmio. “Para a GAM, a premiação é vista como o reconhecimento pelos constantes esforços que fazemos para inovar e agregar valor à cadeia de negócios na qual estamos inseridos, permanentemente colocando no centro das nossas decisões o nosso cliente, seja ele indústria ou varejo”, destacou.


A premiação é uma forma de reconhecer o bom trabalho das empresas do setor no serviço prestado ao varejista cliente do Canal Indireto.
A entrega da premiação teve mais um momento memorável. O reconhecimento ao nosso primeiro presidente da ADAC, Sr. Odemar Müller, carinhosamente chamado de Seu Milinha. O filho, Claudio Müller, foi quem recebeu a premiação pelo legado que o Sr. Milinha deixou para o segmento atacadista e distribuidor.



Eleição da diretoria da ABAD Jovem


A ABAD Jovem Sucessores realizou nova eleição da diretoria. A partir de 2021, o jovem Flávio Vinte Di Lório Macieira de Minas Gerais, assume a presidência. E a ADAC está representada mais uma vez na diretoria com a participação do empresário Pablo Sória Pereira que foi convidado para continuar colaborando com a entidade.

Pablo é atualmente vice-presidente da ADAC, e se sente feliz por contribuir com a ABAD Jovem. “Estamos num processo de transição da presidência do Junão para o Flávio Vinte, um jovem de apenas 28 anos que é referência no empreendedorismo. Apesar de ser jovem, Flávio tem muito gás e me convidou para ajudar na parte de inovação e profissionalização dos sucessores. Tenho certeza que poderei contribuir com a minha experiência”, destaca Pablo.
Sória também representou a ADAC no Encontro de Valor e falou sobre a oportunidade de representar a nossa entidade num evento tão grandioso. “É uma satisfação e uma honra poder representar a associação, o Encontro de Valor é um momento em que agregamos muito conhecimento, fazemos networking interessante, trocamos ideias e experiências com os principais distribuidores e atacadistas brasileiros”, finaliza.

 

Homenagens marcaram o Encontro


ABAD prestou uma homenagem a Emerson Destro, foi entregue á ele um exemplar de uma edição especial da Revista Distribuição com um resumo da gestão de quatro anos, com todos os detalhes das ações e iniciativas no período. Também mostrou um vídeo com depoimentos de atacadistas, parceiros do setor e familiares destacando a importante contribuição do presidente para a evolução do setor, do relacionamento com a indústria e das causas que envolvem o comércio e serviços. Foi presenteado com um quadro pintado à mão e uma peça de murano, fabricada pela Molinari Designs.

E como já é tradicional no Encontro de Valor, a ABAD também homenageou importantes personalidades. Neste ano, os agraciados foram:
– Odemar Müller, por sua trajetória como empresário, fundador e primeiro presidente da ADAC, além de membro da ABAD. A placa de homenagem foi recebida pelo filho do empresário, Claudio Queluz Muller.
– João Carlos De Oliveira, pelos 10 anos completados na presidência da GS1 Brasil.
– O superintendente executivo da ABAD Oscar Attisano, pelos 25 anos de contínua dedicação à entidade.

ABAD premia o Fornecedor Nota 10


Durante o Encontro de Valor, a ABAD também entregou o troféu aos vencedores do prêmio Fornecedor Nota 10, que reconhece os melhores fornecedores do setor em 12 cestas de produtos. A premiação, que visa reforçar a importância estratégica da parceria entre indústria e agentes de distribuição. Confira as empresas vencedoras em 2020:
 

BAZAR – MELITTA
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS – PEPSICO
BELEZA – P&G
CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS – UNILEVER
LIMPEZA CASEIRA – UNILEVER
CANDIES – MONDELEZ
HIGIENE PESSOAL – COLGATE-PALMOLIVE
MERCEARIA DOCE – NESTLÉ
PET – NESTLÉ
MERCEARIA SALGADA – CARGILL
REFRIGERADOS – BRF
BEBIDAS ALCOÓLICAS – HEINEKEN
 

Parceiros

 

O Encontro de Valor contou com a indispensável participação das indústrias, que sempre estão ao lado do setor patrocinando os eventos. Os parceiros do Encontro de Valor ABAD 2020 são: BRF Brasil Foods, Cargill, Companhia Muller de Bebidas, GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, Heineken – Cervejaria Kaiser Brasil, Ion Sistemas Informática, M. Dias Branco, Mercedes-Benz do Brasil, Mondelez Brasil, Nestlé Brasil e TOTVs e Volkswagen Caminhões e Ônibus; além do apoio da Vinícola Concha & Toro.

Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.